segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Uma fita rosa ao peito



Há realidades que não devem nem podem ser ignoradas por muito que se tente. Todos nós gostamos de ver o mundo através de um filtro cor-de-rosa para que tudo pareça mais bonito, mais pacífico e os problemas reais que afectam as pessoas reais pareçam distantes e menos tangíveis. Eu gostaria de poder ignorar, mas apesar do filtro cor-de-rosa os problemas existem. Não nos serve de nada chatearmo-nos com coisas que não podemos mudar. Há muita coisa que eu gostaria de mudar neste mundo mas não tenho poder para isso. E os que o têm... bem, estão ocupados demais a usá-lo para outras coisas.

Uma dessas realidades horríveis, sobre a qual pensei que não podia fazer nada é o cancro da mama. Não sou médica, nem cientista, não nado em rios de dinheiro para que possa pagar tratamentos ou exames preventivos às centenas de mulheres que morrem de cancro por não o detectarem a tempo. Por isso achei que era mais uma das situações em que me revoltava sozinha contra as injustiças e permanecia de mãos atadas sem poder fazer absolutamente, rigorosamente, nada.

E depois chegou-me um e-mail curioso, com um link, e eu fui calhandrar. E descobri que até eu, da inutilidade da minha posição neste mundo posso fazer algo para ajudar. Não com donativos, ainda que essa seja uma hipótese, mas com apenas um click do rato. Talvez não ajude a D. Ana ao fundo da rua, ou a senhora Alzira da mercearia. Talvez não ajude as mulheres que passam por mim na rua, as mães, as filhas, as irmãs, as namoradas, as avós. Mas ajudo alguém. Com um click do rato. Algures no mundo uma mulher tem acesso a uma mamografia, detecta um cancro a tempo, previne o aparecimento do tumor, porque eu me dei ao trabalho de seguir um link e clicar o botão do rato.

Parece conversa fiada, banha de cobra, conto da carochinha. Como é que um click pode salvar alguém? Bem, se tiverem curiosidade sigam o link e vejam por vocês mesmos como eu vi. E mesmo que não acreditem, que sejam desconfiados, o que é que perdem? cinco segundos do vosso tempo. A vida de uma pessoa vale cinco segundos do vosso tempo? Do meu vale de certeza.

Só em Portugal morrem por ano mais de 1500 mulheres com cancro da mama. As estatísticas dizem que é uma doença que afecta uma em cada dez mulheres. Todos nós conhecemos bem mais de dez mulheres. Segundo as mesmas estatísticas uma dessas mulheres terá, a algum ponto da sua vida, cancro da mama. Se tiver sorte, se for detectado a tempo há tratamentos. Dispendiosos, dolorosos, não só física como psicologicamente, mas existe salvação. O que é preciso é prevenir a tempo. Auto-apalpação mamária depois de cada periodo menstrual, check ups regulares, mamografias.

E um click algures para dar oportunidade a uma mulher de ter acesso a um exame que lhe pode salvar a vida. Já faz parte da minha rotina diária. Fará da sua?
(Couch)

Sem comentários: