domingo, 22 de julho de 2007

Atrasos...

Ok, este texto já era para ter vindo para aqui há uns tempinhos atrás... mas vai lá Deus saber porquê, não veio. Mas não há problema que ponho agora...


Parece que já há um novo tratado… o Tratado Reformador (TR) ou Traité Modificatif, que parece que é assim que se chama o documento original (pois, não bastava aqueles franceses terem votado NÃO no outro tratado como agora ainda têm de ter o monopólio dos nomes). Mas este tratado ainda vai dar muito que falar, porque para entrar em vigor vai ter de ser aprovado e ratificado por pelos 27 membros da União Europeia (até parece que já estou a ver os franceses a rejeitarem o tratado outra vez).
Mas o ponto da questão principal deste post não é propriamente esse.
Já toda a gente sabe que quando toca a criticar o Presidente Francês eu sou a primeira. Mas, como mulher dentro do assunto, temos de dar a mão à palmatória quando o homem faz alguma coisa…menos má. Parece que lá no meio das difíceis negociações com a Polónia, foi o Sarkozy que conseguiu com que os polacos cedessem. Pormenores à parte (que nunca interessam a ninguém, verdade seja dita), parece que a Chanceler Alemã estava a dar em doida com a resistência dos irmãos polacos, Lech e Jaroslaw Kaczynski, e ameaçou mesmo excluir a Polónia das negociações. Foi então que entrou o Sarkozy em cena, com o apoio da Espanha, do Luxemburgo e do Reino Unido e puff fez-se o chocapic. Ok, e tal lá conseguiu. Parabéns por isso, é sempre bom para a União Europeia.
Mas depois temos de ver o outro lado. Ângela Merkel é a única mulher no meio daquele maranhal todo de homens. Como é que vou expor a questão… Ela no meio desta história foi vista como a fraca. A MULHER FRACA. A Mosqueteira em defesa dos oprimidos não vai entrar em luta pela senhora, porque não a conheço e sinceramente pouco ou nada me diz. Mas é mulher… e lá defensora das mulheres sou eu (se bem que há aquelas que nem o facto de serem mulheres as salvam). Por isso é revoltante ler coisas como “chanceler alemã revelou fraca capacidade para convencer os polacos, debilidade que o novo presidente da França aproveitou para se impor como negociador”. Baaaahhhh os raio dos homens têm de ficar sempre por cima.

Mas a vingança das mulheres será terrível!!!!!

(Ona)

2 comentários:

Anónimo disse...

miguinha, ou sou eu que já estou com tanto sono que nem leio bem ou entao foste tu que te esqueceste de mensionar (a terceira opção seria teres decidido não mensionar por partires do pressuposto de que todos saberiam do que é que estavas a falar)mas, e perdoa a minha ignorância, que tratado é esse? sim, tratado reformador... mas do quê? o que é que vão reformar e porque é que a polónia nao queria reformar o que quer que fosse que foi ou será, com o tratado, reformado?
já sabes que quando chegam as férias dá a preguiça e não ando tão a par das coisas como devia, acabo por seleccionar notícias e esta, bem, deve ter ficado no grupo das que não li...

Anónimo disse...

Ok... tratado da europa, ou tratado europeu... diz-te alguma coisa? Aquele a que era suposto todos os paises da União Europeu "levarem" a referendo. Os franceses foram uns dos que chumbaram esse tratado, os espanhois por exemplo aceitaram... Mas esse tratado não estava la muito bem e houve necessidade de fazer umas modificações... ok, deixa-me perguntar isto... Em que mundo é que vives mulher? De que tratado que envolve outros paises estaria eu a falar? Não ves as noticias, estou a ver.