quarta-feira, 4 de julho de 2007

Este mundo em que vivemos...

Quando uma pessoa pensa que já viu de tudo, vem uma rajada de vento e acerta-nos com uma bigorna na cabeça! Se calhar sou eu que sou jovem, ingénua, idealista por vezes, e preciso mesmo destas cacetadas para acordar. Já ia sendo tempo de perceber que o mundo não faz sentido, que as pessoas parecem mais empenhadas em magoar, em matar, do que em amar e cuidar. De um modo imparcial e objectivo consigo perceber este tipo de atitudes. Não concordo nem respeito, mas compreendo. Cada um tem os seus ideais, as suas visões do mundo, e eu não tenho nada contra visões diferentes da minha. O problema é quando estes ideiais se tornam destrutivos. Já não me lembro quem foi que disse qualquer coisa desse género, que não há nada mais perigoso que os ideais. As pessoas matam por ideais. Foi o que aconteceu ao longo da história. Foi o que aconteceu na semana passada.

Esforçamo-nos por nos mantermos numa redoma de vidro, qual rosa protegida dos males do mundo. É mais seguro assim, não corremos o risco de nos magoarmos. Viramos a cara, tentamos esquecer, fingimos que não sabemos de nada disto, insistimos em ver o mundo através de uma pelicula cor de rosa. "Take a look at you and me, are we too blind to see, do we simply turn our heads and look the other way " Elvis Presley, In the guetto. Tristemente continua actual.

Andava a ler as noticias e deparei-me com esta: "Pelo menos nove pessoas morreram nos confrontos entre o Exército e estudantes de uma mesquita pró-taliban em Islamabad, no Paquistão". Enquanto continuava a ler, fui descobrindo o porquê destes confrontos e quem tinha atacado quem. De um modo muito resumido, vários estudantes apoiantes do regime taliban andam há varios meses a causar disturbios para que a Sharia, lei islamica, seja implementada no pais. Apoiados por lideres religiosos, declaram-se martires e creem que esse é o caminho para o sucesso da sua missão.

Pessoalmente nunca percebi como se pode defender uma religião ou uma visão religiosa que encare o ataque violento a quem discorda das suas visões um modo viável de marcar posição. As religiões deviam estar acima da mesquinhice humana. Esse é um dos motivos porque não acredito na religião organizada. Muita gente junta a gritar por um deus, perdoem-me a comparação, mas é tal e qual como o último grupo a sair de uma festa, todo bêbado e barulhento: alguém acaba sempre com a cabeça partida. Ou pior. neste caso foi pior. No caso da religião é sempre pior. Quando as pessoas se esquecem de que a espiritualidade de cada um deve ser um caminho para os elevar e não para diminuir ninguém; quando se esquecem que o meu deus, o teu deus, os vários deuses que para aí andam só dizem respeito a cada um e começam a atacar as crenças alheias; quando Deus é motivo para banhos de sangue... bem, então qualquer coisa de muito errado se passa.
Não me vou armar em moralista. Acreditem lá no que quiserem. Querem acreditar em Jesus Cristo, no Papa, nos Santos e Anjos e Querubins, façam favor, estão à vontade. Querem acreditar que Elvis era extraterrestre e não morreu, força, quem vos impede? Agora usarem a religião como pretexto para andar para aí a matar inocentes...Isso é que sinceramente... dá vontade de enrolar um jornal e dar com ele no nariz dessas pessoas. "Maus meninos, meninos feios". Sim. Como se fossem cães. E nem esse respeito merecem.
Não aprendemos nada com a história? Será que estamos cada vez mais burros?! Idade Média, caça às bruxas... ok, aquela gente não sabia melhor... Holocaustro... bem, toda a gente sabe que o Hitler era doido... Agora estudantes do século XXI... não me entra... Geralmente os estudantes são a voz que tenta enfiar juizo na cabeça do povinho. Maio de 68... Vietname... Geração de 70... dizem-vos alguma coisa? Porque a mim diz-me muito. Fala-me de gente educada, instruida, com vontade de mudar o mundo para melhor. Agora o que não me diz é estudante enfiados numa mesquita aos tiros durante quatro horas. Pensem nisso... Não me parece que estejam a encarar as coisas da maneira certa... Posso estar errada mas que eu saiba o Deus Islâmico e o Deus Cristão é o mesmo... o que muda é o profeta/deus Jesus.... E não há parte nenhuma de nenhum testamento em que Deus diga "E já agora se as pessoas não acreditarem em mim enfiem-se numa mesquita e toca a matar os traunseuntes." Pelo menos não me lembro de isso ter sido mencionado na catequese quando era pequena. Mas posso estar enganada... Afinal o que é que eu sei? Sou só uma estudante...
(Couch)

Sem comentários: