segunda-feira, 28 de maio de 2007

As notas dos bifes...


Esta tem que vir já para aqui porque creio que este mundo está a perder a sanidade e se eu não puder salvá-lo amanha antes do jantar pelo menos que possa tentar colocar um pouco de juízo dentro das cabecinhas perdidas que para aí andam, começando pelas britânicas.

Parece que houve uma votação para quem deveria subsituir os velhadas, perdão, figuras históricas, nas notas britânicas e os resultados foram desde muito desejáveis a horripilantes passando por "Só podem estar a brincar comigo".

Para terem uma ideia acharam que estava na altura de por celebridades mais modernas nas notas para substituir as antigas. E os nomeados foram: Robbie Williams, Terry Wogan, David Beckham, Sir Jimmy Savile and Sir Winston Churchill.



Como estão fartos e fartas de saber, eu aplaudo a ideia de terem o Robbie no dinheiro; aliás as notas de Euro também deviam tê-lo. Sou totalmente a favor disso. O David Beckham, venha ele... a única coisa estranha no homem é a esposa mas como é a cara dele que lá apareceria e a cara dele agrada-me a mim e a 99,99% da população feminina mundial, venham daí com ele nas notas. O Winston Churchill... bem, foi um grande senhor e patata, percebo o interesse de o incluir (ainda que viole a ideia de retirar figuras históricas... eu estudei-o na escola, para mim é figura histórica).
Aaaaaagooooooraaaaa..... Terry Wogan... e Sir Jimmy Savile?!

Confesso que não conhecia e tive de ir pesquisar...

Segundo o site uktv world no artigo intitulado Just who is Terry Wogan? e numa tradução mesmo muito livre "para ser sincero, se não sabe quem é Terry Wogan o mais provável é ter passado as últimas décadas a viver dentro de uma caixa" (sabem, eu já desconfiava... toda a minha vida tive assim uma sensação de que o mundo não era apenas aquilo que me diziam ser... e agora já sei... tenho estado a viver dentro de uma caixa!está explicado)

Parece que o Terry Wogan é muito importante e tal, no mundo da televisão e da rádio. Aparentemente tem apresentado o Festival da Eurovisão na versão lá dos bifes.

Quanto ao Sir-seja-la-qual-for-o-nome-dele... não sei mas assusta-me um pouco...segundo a wikipédia ele é um DJ inglês, actor e personalidade televisiva.
Eu sempre soube que os ingleses não tinham juízo, a sério... Cada vez que estou no Algarve e os vejos tipo lagostas com as meias pé de gesso nas sandálias tenho mais noção de que são realmente uma raça estranha... mas isto...

Enfim, julguem por vocês mesmos/as:


Terry Wogan é a seguinte personagem:



Ok... fui mazinha, esta foto tem DÉCADAS mas ainda assim... alguém que andou publicamente com umas patilhas assim e aquela franja para o lado... bem, nao pode andar na carteira das pessoas sob a forma de dinheiro...



Quanto a Sir Jimmy Savile... quando uma pessoa julgava já ter visto de tudo... aparece isto...
















E isto.....




Pois é... Agora, percebem-me?

Estou de volta com a couchonice!

Bahhh desta vez vou ser mais prática e em vez de escrever a minha (já) habitual crónica a criticar o Sarkozy, vou recorrer a coisas já feitas por pessoas...olha inteligentes!
Voila une gaffe do Sô Presidente... oops...essa matemática!


Anti Sarko - Encore une gaffe de Sarko
Vídeo enviado por N-Y44

Sarko Facho? Boa musica...


Sarko Facho?
Vídeo enviado por galliju

Voila, isto é o que eu chamo de COOL


Génération Anti-Sarko
Vídeo enviado por btoux
E têm de ir ver este!!!! http://www.dailymotion.com/relevance/search/anti+sarko/video/x10ual_petit-nicolasPetit Petit Nicolas...a tarte tava saborasa?! he he he

Bem, ficamos por aqui... por agora!
Prometo voltar com mais!

Assinado e com muito gosto...a maior anti-sarkozista que podem encontrar em portugal e se calhar mais além! Sarko Facho!
(Ona)

domingo, 27 de maio de 2007

Madeleine McCann


Vamos por momentos esquecer toda a couchonice que nos envolve e vamos falar muito a sério, prestanto um tributo a uma menina que, mesmo não conhecendo de nenhum lado, está sempre presente nos nossos corações.






Madeleine
Vídeo enviado por help_find_madeleine


RA - Madeleine [La Nena]
Vídeo enviado por BLOGARJONA


(Ona)

O estado...das coisas

Desde o dia 22 de Maio que ninguém escreve neste blog...Devem estar a pensar "Ena pa, deve haver tanta noticia nova!!!! " (yupiiii!!!). Pois, eu sou a portadora de uma meia-má noticia...é que de facto não há assim TANTA novidade como podem estar à espera. Se formos bem a ver, o nosso país continua na miséria (e há que lutar por um ainda mais pobre não é amiguito Sócrates?!) embora os nossos queridos políticos tenham sempre um discurso de "estamos melhor. A nossa economia está cada vez melhor. E ainda vai ficar melhor! O nosso défice está melhor. E a cada dia fica melhor!". Repararam na quantidades de vezes de "melhor" que eles dizem?! Enganem-se. Muitas vezes a palavra "melhor" num discurso politico quer dizer precisamente o contrario...Ficaria qualquer coisa do género..." estamos pior. a nossa economia está cada vez pior. E ainda vai ficar pior! O nosso défice está pior. E a cada dia fica pior!". Lá está... a verdade! Mas pronto, eles têm de fazer o papel de bons, que estão a fazer esforços para "melhor" o país, e bla bla bla bla bla (whiskas saquetas!). E depois não sei se já repararam, mas os polítcios têm mesmo cara de políticos! É que têm todos um ar tao...epa, esgazeados! Não enganam niguém. Uma pessoa olha para eles e pensa "Humm, este deve ser politico". Logo lá por baixo do queixo do homem aparece a indicação "Secretário Geral do não fazer nada". Pronto, já está! É que é certinho direitinho! O único que eu não lhe tiro mesmo nada pinta de político é o nosso ministro dos negócios estrangeiros...epa não sei, mas tem cara de tudo menos politico. Ainda deve ser o ministro com melhor cara do nosso governo (ao mesmo isso! Haja um que salva a honra do...convento?!).
Bem, cá por Portugal também continua a vida com polémicas do diz que disse, do diz que não disse e do diz que ainda vai dizer (sim amigos, capacidade de adivinhos não falta aos políticos). E claro, não poderia faltar também a OTA. Oh Sócrates, homem, mas tu tens alguém fetiche pelo Aeoroporto da OTA, na OTA?????!!!! Só pode ser aí? Em mais nenhum lugar? (já o estou a imaginar a bater o pézinho no chão e a dizer "Quero a OTA, a OTA, a OTAAAAA"!). Vai-lhe senhor!

Bem, lá por fora as coisas também ainda não mudaram muito... o Sarkozy continua Presidente da França. Quer dizer, isso é muito relativo. E agora pensando bem, acho que percebo o porquê de ele estar "em estado de graça". Vamos lá ver o que fez o homem nestas semanas como Presidente...Ora, foi de férias. Falou ao telefone com algumas individualidades internacionais. Foi passar fim de semana a uma das residências oficiais que fica á beira da praia. Sentou-se numas cadeiritas todas muito brilhantes (que quase pareciam algumas mulheres com o ouro todo ao peito). Apertou umas mãozitas (àh e tal, sou muito sociável). Fez mais uns telefonemas. E foi de fim de semana outra vez. Eu sinceramente não sei. Mas se calhar esta coisa dos fins de semana é boa ideia. Mas e no Inverno?! Bem, já estou a imaginar o "Sô Presidente Sarkozy" de gabardine na praia a chover torrencialmente! Amigos, "fim-de-semana-férias" é assim!


Depois aquele PS francês também é cá uma coisa. É que ninguém os intende. " Perdemos. Estamos fora do poder à 3 mandatos. É muito tempo para um partido como o nosso". Minha cambada de anormais. E perderam este ano porquê???? Porque não souberam apoiar a vossa candidata como deviam ter feito. Como vão confiar os franceses numa pessoa que é atacada todos os dias pelos membros do seu próprio partido? Isso era trabalho dos adversários, não o vosso. E vocês fizeram isso numa perfeição que é de tirar o chapéu. Para isso vocês são bons. Mas é só para atacar a Ségolène. Porque vejam lá se se uniram para atacar o sarkozy? Não, porque estavam demasiado ocupados a atacá-la. Assim até eu ganhava. Como disse a Ségolène, e muito bem, na direita houve disciplina. Toda a gente respeitava o candidato. À esquerda não. Ela diz que todos os dias abria o jornal e dizia "bem, vamos lá ver quem é que vem aqui a criticar-me" (o que vale é que esta mulher também não cala e quando tem de mandar bombas, ela manda sem problemas!*aplausos*).
Bem, passo este momento de indignação que vai durar por estes 5 longos anos, vamos seguir.

Ora é chegada a vez dos EUA. Com esta coisa toda de França (sim porque lá continuo a seguir aquilo. Uma vez Segolenista/Royalista, Royalista/Segolenista para vida! lol) não tenho seguido muito como vai a coisa por lá. Mas também o que interessa verdadeiramente é quando começar a campanha oficial. E como as eleicções só vão ser para o ano...ainda muita coisa vai acontecer por esse mundo fora. Mas nós cá/lá estaremos para apoiar o Tio Barack Obama!

Bem, e esta coisa já se está a fazer longa por isso... Portem-se bem, sejam muito bons/boas meninos(as)! (pois...ou não!)

Fiquei bem (quanto possivel com a rica conjuntura nacional e internacional!)

(Ona)










terça-feira, 22 de maio de 2007

A biografia de Ronald Reagan



Dizem que agora o que é mesmo mesmo in lá nos states e está mesmo a causar furor entre as grandes personalidades (os snobs e seus derivados)é que o antigo presidente americano Ronald Reagan escreveu diários enquanto esteve na presidência e que agora vão ser publicados. Segundo o PortugalDiário Reagan é descrito como "o mais prolífico escritor de sempre na Sala Oval".

Não quero ser mázinha... maaaaaaaaaaaaaaaaas... bem, se tivermos em conta presidentes como Bill Clinton e George W. Bush Filho... não me admira nada que Ronald Reagan seja mesmo o mais prolífero... deve parecer um autentico erudito... a dúvida é como raio é que foi para presidente, já que a tendência dos americanos para elegerem pela ignorânica e pouca visão...

Aparentemente para além das preciosidades sobre a história americana e mundial, Reagan também fala da sua vida intima (desenganem-se os pervertidos... nada demasiado intimo... a bem ou a mal ele não é o Clinton...) como por exemplo o seu vigésimo nono aniversário de casamento.

Parece que Reagan é mesmo aquela luz que ilumina um povo na escuridão, o presidente que todos gostariamos de ser ou ter... e ainda por cima é um bom cristão levando à letra os ensinamentos de Cristo. Quando foi atingido a tiro, em 1981,não rezou a Deus por si porque sentia ódio por quem o atingira... antes lembrou-se de rezar pela ovelha treasmalhada que lhe dera um tiro... "Comecei a rezar pela sua alma e para que ele encontrasse o seu caminho". Realmente, muito boa pessoa. Eu teria no máximo rezado para que se abrisse um buraco na rua quando ele fosse a passar ou para lhe cair uma coisa grande em cima... um transatlântico... ou algo do género...

Mas isso sou só eu que ainda não encontrei em Jesus Cristo a minha salvação e não aprendi a bela arte do dar a outra face... sou mais pelo dar na face do outro... Mas uma coisa é certa... fiquei curiosa sobre estes diários... se chegarem a Portugal hei-de dar uma olhada, será uma espécie de visita pelos bastidores da Casa Branca... Sempre tive curiosidade de lá ir...

(couch)

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Os Politicos e as suas Gaffes


É, isto chega a todos... Agora foi a vez do nosso chéri primeiro ministro.

Parece que estava a fazer um discurso sobre a nova Lei da Nacionalidade (meu deus!) e pediu um esforço a todos por um país mais pobre. O QUE????? Um país mais pobre? Oh Homem mas o que andaste a tomar?! Deves estar a fazer confusões...porque pobre já nós somos! Sim, eu entendo... um bocadinho mais (parece anúncio do Danoninho) ninguém vai notar nada não é?! Pobre com 5€ ou pobre com 0.05€... olha que parvoíce, qual é a diferença?! Só porque tem mais dois 0 atrás do 5? Isso até devia ser uma honra! E certamente que o nosso PM pensou que ninguém iria dar conta do... como é que lhe vamos chamar? Humm... que ninguém ia dar conta do... sei lá... errozito! Se bem que isto é muito subjectivo... quem nos garante a nós que foi mesmo uma gaffe?! Sabemos lá nós se ele não está a criar uma campanha qualquer "Um Portugal mais pobre para que niguém nos queira" (nem mesmo os espanhóis)? Seu grande maluco, é o que é! Mas estas campanhas secretas descobrem-se sempre...Antigamente havia a PIDE mas agora há os jornalistas, que, se formos bem a ver, vai quase dar ao mesmo!

Mas agora a falar a sério...gostava de saber em que estava o homem a pensar para dizer "pobre"... Porque olhem lá o que ele queria dizer: " «Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído», disse o chefe do Governo, corrigindo de imediato a «gafe». (PortugalDiario)". Quer dizer, pobre não tem assim directamente muito a ver com próspero e evoluído. Com o solidário ainda se entende... "Ah e tal temos de ser solidários com os pobres". Sim, mas e o resto?! É... muito complicado. Só mesmo para a cabecinha de um Engenheiro (pois sim!!!). Enfim, para aqueles que diziam que só a Tia Sego cometia gaffes, olha que nosso PM não lhe fica atrás. Lá está... é solidariedade. Ele que diz que é um "trés gran fan" da Ségolène (isto tudo num francês de brandar aos céus!). Enfim, eu sou daquelas pessoas que prefiro 50 gaffes da Ségolène a uma do Socrates. É. cada um tem as suas prioridades!

Mas já agora... a tal Lei da Nacionalidade.

A Lei foi aprovada pelo Parlamento a 16 de Fevereiro de 2006, sem votos contra, no seguimento de uma proposta de lei do Governo, que defendeu que o diploma «promove a justiça e a inclusão social, num exercício de abertura e responsabilidade».
Parece que mais de 5000 cidadãos estrangeiros manifestaram vontade em ter a nacionalidade portuguesa desde que as alterações à Lei da Nacionalidade entraram em vigor.

O Sócrates fala na cerimónia de entrega do certificado de nacionalidade portuguesa a mais de 300 imigrantes, no Mosteiro dos Jerónimos. Tá explicado... o homem achava que eles não iam perceber o que ele ia dizer! É amigo, temos sempre de contar com o facto deles aprenderem depressa a nossa lingua!


E para terminar...eu um dia vou presa por dizer tanta barbaridade!


(Ona)

sábado, 19 de maio de 2007

Zé Cabra


Eu juro que eu tento ser uma pessoa séria, que não faz julgamentos assim do nada...mas é que há pessoas que também não ajudam nada! Estou eu muito bem a ler o Correio da Manha de hoje (já agora, obrigada pelos DVD's!), depois da habitual sessão de compras do Sábado à tarde, quando de repente dou de caras com uma entrevista do Zé Cabra. O tipo é um grande descarado... "Quando quiser cantar bem eu canto!". Pois estou mesmo a imaginar... deve ser o canto dele e o meu. É tudo uma questão de querer... O problema é que eu também quero muita coisa e isso não faz com que elas aconteçam! E depois diz uma coisa muito engraçada..." Sei que durante muito tempo fui o homem mais procurado de Portugal". Desculpe?! O que disse?! Terei ouvido bem?! O homem mais procurado de Portugal?! Por quem?!!! Eu não que tipo de coisas o procuram, mas meu amigo, mulheres não deveriam ser! Mas deixe lá Zézito que eu dou-lhe o benificio da dúvida... há gente para tudo!


" Nos espectaculos há duas músicas, o São lágrimas e o Deixei tudo por ela, que não sou eu que canto. Meto o instrumental e é o público que canta na minha vez". Vejam-me bem esta categoria! Não é ele que canta porque o público canta por ele... eu de facto não sei em que mundo vivo, porque ele ia jurar que, de uma maneira geral, ele NÃO canta essas músicas! Quer esteja o público ou não... Ele "traulita" uma ou outra palavra! Na minha terra isso não é música não senhoras!

Tadito...não recebe cartas dos fãs... aaahhhh, é porque ainda não montou um apartado! Tá explicado!

"Muitas vezes finjo que não sei a letra porque sei que o que o povo quer é divertir-se"... eu acho fantástico com oeste homem tem sempre explicação para tudo!

Ese homem é de facto uma anedota! Se não existisse tinha de ser inventado! Bem, comprei o DVD dele que parece que vai sair! (deve ser algo imperdivel mas que não tenho mesmo intenções de comprar, desculpem lá as fãs dele!)

Olha, agora parece que as pessoas que dizem que ele é o pior cantor do mundo, são pessoas com inveja... Pois eu de facto já tinha dado conta que tenho uma certa inveja dele... mas agora que ele fale nisso, fica tudo confirmado! Oh valha-me Deus, só me dá vontade de dizer... Arranje uma vida homem!
(Ona)

"La Femme Fatale" e o affaire do Hollande

Eu sei que ando sempre há volta do mesmo, mas ao ver esta noticia não consegui evitar de escrever aqui.

No mês passado foi publicado em frança um livro intitulado "La Femme Fatale" que fala da relação de Ségolène Royal com François Hollande (valha-me deus só de pensar...onde tinhas essa cabeça Sego!). O casalito já anunciou que vai processar as autoras do livro. Isto porque aparentemente o livro apresenta algumas (muitas) coisas intimas do casal e que eles dizem ser totalmente falsas. Aquela que mais se tem falado é que Ségolène Royal só se terá candidatado à Presidência Francesa "por despeito". Porquê perguntam vocês? Ora estão bem sentadas? Isto vai parecer uma volta na montanha russa (e só deus sabe o quanto preferia fazer isso a imaginar este cenário...)... Pois as autoras do livro contam o rico do Hollande terá tido, em 2005, um caso com uma jornalista que acompanha as actividades do Partido Socialista. (Santissimo senhor! Tou choquè!Não com ele, mas com a jornalista!!!!!!!!). E a Ségolène ao saber, como qualquer outra mulher no seu caso, terá ficado furiosa (vamos lá ver, por mais feio que seja o nosso companheiro traição é sempre traição. Não há traições "bonitas" ou traições "feias"!). E então, Ségolène para além de pressionar o jornal para retirar a jornalista "da callha" (de seguir as informações do Hollan... do partido socialista, entenda-se), decidiu vingar-se e candidatar-se ás eleições. Minha amiga jornalista... se isto de facto é verdade... eu até te faço uma estatua! Porque pelo menos serviste de facto para alguma coisa! Para que a nossa Tia Sego fosse candidata e durante uns meses tivessemos de facto a esperança.

Eu não quero fazer "juizes de valor" (lol) mas de facto é estranho que o primeiro secratário de um partido não seja ele o candidato... e para mais ele depois ainda dava entrevistas a dizer qualquer que era dificil aceitar não ser candidato ou algo assim. Amigo, cada um collhe aquilo que semeia!

Meu deus mas eu não deixo de ficar traumatizada... eu ainda gostava de ver quem é essa tal jornalista.... Porque a ser verdade... Mas é o tótó de homem que troca a Tia Sego por outra mulher?! Quer dizer, era tipo eu tar casada com o Orlando Bloom e ter um caso com o Herman José, sei lá!
Olha Sego... faz-lhe o mesmo! Aproveita agora ai as férias na Tunisia e apanha ai um magano qualquer (bem qualquer não, tem de ser um daqueles... tu sabes!)
E Hollande... a ver se é preciso eu ir aí! Juizinho!

A bientot!

(Ona)

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Mourinho e a sua fiel Cadelita


Ok, mas quem é que raio é preso por um cão?????!!!! É daquele tipo de coisas que uma pessoa nunca espera que aconteça e depois pimba... lá vai o Mourinho ver a vida aos quadraditos por umas horas, ou la o que foi.. Mas como já diria alguem muito sábio... para história fica que ele foi preso, não o tempo que passou lá dentro!

Esta era de facto uma cena que eu pagava "os olhos" da cara para ter visto! É que eu estou mesmo a imaginar a cena... o Mourinho com o seu belo sotaque inglês a mandar vir com o policia!

Eu acho que a cadela foi só uma desculpa... eu ca para mim ele foi preso mas é porque o policia não tava a perceber patavina do que ele estava a dizer. E como nestas situações mais vale jogar pelo seguro e não fosse o Mourinho estar a ofender o policia no meio daquele super ingles dele, o homem levou-o preso. E vergonha por vergonha, mais vale ser preso por uma cadela. Olha eu cá já não sei o que é pior! Cadela ou aquele seu sotaque... venha o diado e escolha!

Bem, mas parece que a situação ta resolvida e o policia la finalmente deve ter percebido o que o Mourinho lhe tava a dizer (com ajuda de um tradutor quem sabe!) e o Mourinho e a Cadela estão a salvo (só o ingles dele é que não!). A Policia retirou as queixas! E acho que pela primeira vez na história, uma Cadela "tem uma advogada"! Se não é fantástico... o raio da Cadela... não bastava ter levado o dono para a prisão como ainda se arma em fina e tem advogada. Isto tem de se fazer alguma coisa, porque senão os animais vao dominar o mundo!

Bem, a cadelita já vem a caminho de Portugal (tadita, tao bem que ela estava pelas Inglaterras!).

Enfim, por último... o Mourinho diz que niguem o magoa! Que quer proteger a familia mas a ele ninguem o magoa. Alias o homem parecia que tinha ali qualquer coisa riscada: "A mim niguem me magoa bla bla bla a mim niguem me magoa bla bla bla a mim ninguem me magoa". Epa, é mesmo do dominio da pirraça!

Um grande AVÉ para o Mourinho e a sua Cadelita!
(Ona)

ESCLARECIMENTO PUBLICO

Vamos ca esclarecer isto publicamente... Eu, Ona, a outra metade da Couch e membro da Associação Recreativa "As Couchonas" não tenho NENHUM feitche com o Sarkozy. Quero que a coisa fique bem esclarecida porque não quero rumores por aí a circularem. Eu detesto aquele homem...assim de uma maneira tao forte que mais depressa beijava na boca o Gouxa que apertava a mao ao Sarkozy, quanto mais ter fetiches com ele. NAO, NAO E NAO. Eu sou uma pessoa completamente sã no que diz respeito a ter pensamentos "badalhocos" com esse homem. NAO. Os meus unicos pensamentos para com ele serão:
- se um dia te apanho pela frente vais levar tantas por teres tirado o lugar à Ségolène
- porque raio os ranhosos dos franceses votaram em ti
- meu grande macaco mentiroso, fachista
- coisinha pequena insignificante
- SARKO FACHO
- bla bla bla bla bla bla
NAO.
Voces bem querem mas... NAO.
Os meus fetiches são definitivamente outros... !!!!!

(Ona indignada com difamações sobre a sua pessoa e fetiches)

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Cecilia Sarkozy


Para descomprimir um pouco do trabalho de Seminário, e uma vez que estava a ver as novidades lá dos nossos amigos franceses, decidi falar da mulher do Sarkozy, a Cecilia.
Devem-se estar a perguntar: "mas que raio tem ela para falar sobre a mulher?". Pois de facto não sei. Mas ao ver as fotos da tomada de posse apeteceu-me escrever sobre a senhora.
Antes de cair na tentação de começar a mandar vir com o seu maridito, vamos falar um pouco da vida desta mulher.
Cécilia Sarkozy, de solteira Cécilia Maria Sara Isabel Ciganer Albéniz, nasceu no dia 12 de noviembre de 1957 em Boulogne-Billancourt. O seu pai, André Ciganer, russo, fugiu do seu país quando os soviéticos tomaram o poder, que mataram também a sua familia. Amigo de Joseph Kessel, instalou-se em París. A sua mãe, Diana Albéniz, era espanhola, filha do embaixador e neta do compositor Isaac Albéniz.
Quando conheceu o sarkozy era casada e tinha 2 filhas (uma com 6 meses e outra com um ano e meio). Em apenas 4 meses conseguiu o divórcio (1989) e casou-se com ele em 1996. Têm um filho, Louis.
Muito se tem falado da relação de Sarkozy e Cecilia. Durante a campanha do referendo da constituição europeia em 2005, ela não apareceu ao seu lado, o que levantou inúmeras questões. Vários jornais europeus publicaram fotos de Cecilia em Nova Iorque com outro homem (Richard Attias). O que se passou ninguém sabe, mas a verdade é que rapidamente voltou para Sarkozy. Para muitos foi apenas uma "aventura americana"... terá de facto sido? Não quero fazer um julgamento, pois não sei o que se passou, as razões pelas quais ela deixou o Sarkozy e depois voltou para ele tao rapidamente.
Mas mesmo assim muitas têm sido as especulações á volta deste casal. Durante a campanha para as presidenciais, circularam rumores na internet de que Cecilia era vitima de violência doméstica. Verdade ou não nunca saberemos. O que é verdade é que raramente apareceu durante toda a campanha. Sarkozy ia dizendo que ela era o seu grande apoio ("escondido"). A verdade é que ela numa entrevista falou em algo de não se rever no papel de Primeira Dama pois não era politicamente correcta. Pergunto-me o que quiz dizer com isso. Pelas fotografias que vi hoje, não me pareceu mal. Mas eu cá vou continuar a seguir!
No domingo da primeira volta, Cecilia e Sarkozy apareceram juntos (com as filhas dela) para votar. Era o "calar" de algumas bocas, segundo muita gente. Mas Cecilia não apareceu junto ao marido para votar no dia 6 de Maio... aliás, segundo se consta, nem sequer votou. Mais uma vez não quero fazer julgamentos.
Apareceu sim, depois, junto ao marido na praça da Concorde onde se festejava a victoria. Mas isto não calou as bocas. E apesar do artigo onde se falava que Cecilia não foi votar, tenha sido censurado, as verdades acabam sempre por vir ao de cima.
Na tomada de posse de hoje, viu-se um Sarkozy muito carinhoso com a mulher...festas no rosto, beijos...
O meu problema não é com Cecilia Sarkozy, mas sim com o homem que lhe dá o apelido. Nicolas Sarkozy é o meu problema.
Por isso desejo toda a sorte do mundo a esta senhora que na vida talvez só tenha cometido dos grandes erros: casar-se com o Sarkozy e voltar para ele...


(Ona)

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Badalhoquice is in tha house!




Uma pessoa já não pode ser séria, não pode estar informada e interessada. Uma pessoa não pode ter ideais politicos e seguir os io-ios da economia. Não. Porque vem logo alguém que diz "amiga, adorei o teu blogue, mas está tão sério!"

Querem que eu seja couchona, eu sou couchona. Então vamos lá falar das badalhoquices de sempre. Parece que os almoços e intervalos e fins de tarde e noites não vos chegam para a porcaria, então eu faço-vos a vontade.

Hoje vamos falar de fetiches. Sim, fetiches. E o que é um fetiche, perguntam vocês. Pode ser muita coisa. No que me diz respeito fetiche é aquilo que dá ca uns calores e assim uns suspirecos, que uma pessoa desliza para um mundo paralelo a pensar naquilo. Quando se está no trabalho ou na escola e se fala com alguém e essa pessoa não responde de imediato e tem um ar assim meio esgazeado, sabem? 99% das vezes esta a pensar no seu fetiche preferido. O outro 1%... bem, a pessoa é simplesmente estranha e nao vale a pena perder tempo...

Há todo o tipo de fetiches... eu confesso... quem me conhece sabe que anda por aí à solta um par de mãos morenas que me deixa louca! mãos grandes, fortes, morenas... que têm mesmo ar de saberem o que fazer a uma mulher... Grrrrrrrrau!

Há quem tenha fetiche com o vizinho, com o porteiro, com orelhas, rabos (guilty), com costas largas e braços de gorila (guilty, guilty, guilty)... e depois há aquelas criaturas estranhas que fantasiam com o dedo grande do pé do amigo do cunhado, ou com a parte de trás dos joelhos do Robbie Williams - confesso ter um grande fetiche com este homem, é rara a parte dele que não me deixe aparvalhada, mas nunca vi a atracção da parte de trás dos joelhos... (sim couchona-mor, rainha de toda a couchonice, ele tem um ar junkie, mas já sabes que é assim que eu gosto deles: grandes, rebeldes, tatuados... you've got to love the birdies...).

Se fosse expor aqui toda a lista de fetiche que me passa pela cabeça entre duas aulas ou no tédio de uma bem longa (aceitam-se apostas sobre qual) em que a mente escapa para refugios isolados, tropicais, com johnny depps nuzinhos... ai, ai... bem, se fosse aqui por tudo bloqueavam-me o blogue e ninguém quer isso.

Mas estou curiosa... que tipo de fetiche, que tipo de fantasias andam para aí expalhadas? (já estou a ver a morcela a descer de nivel...) - Ona, Couchona Mor, Couchonita e Couchonette... que coisas badalhocas abundam nas vossas mentes?
(couch)

Hasta la vitoria, siempre





Há alguém sobre quem quis escrever desde o momento em que pensámos começar este blog. Alguém que admiro profundamente. Andava a adiar já há uns dias, a pensar como lhe podia fazer justiça… Ernesto Che Guevara. Que posso eu dizer sobre este homem que ainda não se tenha dito? Che, o lider. Che, o revolucionário. Che, o homem? Acima de tudo Che, O Che, era um homem. Com medos e receios, risos e lágrimas, sentido de humor… Numa carta a uma militante da Juventud Comunista Argentina, escreveu

“Lamento tener que escribirle usando ésta mi bella letra, pero no conseguí máquina alguna que remediara el mal.”

Amado por uns, odiado por outros, Che Guevara tornou-se um simbolo da luta pela liberdade. Na introdução ao Diario de Luta de Che, referente aos onze meses de campanha na Bolívia, Fidel Castro Ruz descreve num tom carinhoso e saudosista o seu habito de manter um diário:

“Era costumbre del Che en su vida guerrillera anotar cuidadosamente en un Diario personal sus observaciones de cada día. En las largas marchas por terrenos abruptos y difíciles, en medio de los bosques húmedos, cuando las filas de los hombres, siempre encorvados por el peso de las mochilas, las municiones y las armas, se detenían un instante a descansar, o la columna recibía la orden de alto para acampar al final de fatigosa jornada, se veía al Che -como cariñosamente lo bautizaron desde el principio los cubanos- extraer una pequeña libreta y con su letra menuda y casi ilegible de médico, escribir sus notas.”

Che era um homem dedicado à causa que defendia; um homem que tinha esperança. O seu diário da Bolivia começa com “Hoy comienza una nueva etapa”. Se soubesse como estava certo… Os seus textos, reflexões pessoais, são geralmente curtos e informativos. Hoje fomos daqui ali, vimos este e aquele. Mas pelo meio há pinceladas do carácter de um homem que se preocupava com os seus companheiros. A 24 de Novembro de 1966, uma semana depois de começar a campanha e o seu diário, mistura entre os planos de um túnel que estão a construir “Pachungo luce algo inadaptado y triste, pero debe recuperarse.”



Dois dias antes escreve, como arremate de carta “Mi pelo está creciendo, aunque muy ralo y las canas se vuelven rubias y comienzan a desaparecer; me nace la barba. Dentro de un par de meses volveré a ser yo.”


A sete de Outubro, onze meses depois escreve sobre o encontro deles com uma pastora de cabras que espera que mantenha a sua palavra e não os denuncie ao exercito boliviano. A pastora, que lhes indicou alguns caminhos, cumpriu a sua promessa. Chamava-se Epifania Cabrera e esteve fugida juntamente com as duas filhas com medo das represalias por ajudar Che. Este nunca soube disso.



Nascido em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, Ernesto Guevara de la Serna, cresceu no seio de uma família educada, com uma mãe que se rodeava de mulheres politizadas e ideais de esquerda. Em 1947 entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires e cinco anos mais tarde começa a sua vida nómada, com uma viagem de oito meses pela América do Sul de mota, juntamente com o seu amigo Alberto Granado. É nesta altura que começa a escrever diários, o que fará até à sua morte. Após alguns anos a trabalhar como médico vai, em 1953, até à Guatemala onde os Estados Unidos apoiam uma ditadura militar para não perder o poder no país. É nesta altura que se começa a revoltar contra o imperialismo e a necessidade de o combater. No entanto não foi na Guatemala que a sua luta começou. Daí seguiu para o México onde deu aulas, trabalhou como médico e foi apresentado a Raúl Castro, irmão daquele que viria a ser um dos melhores amigos de Che Guevara, Fidel. Diz-se que após terem sido apresentados, conversaram a noite inteira sobre politica mundial e, quando o dia nasceu, ficara decidido que Ernesto Guevara faria parte do grupo de revolucionários que iria tentar tomar o poder em Cuba.



Após a bem sucedida Revolução Cubana e a fuga de Baptista do país, Che torna-se cidadão cubano e um dos homens mais importantes do país, mas a sua vida está na luta, de terra em terra, pelo ideal que ajudou a tornar realidade em Cuba. Seguem-se três expedições mal sucedidas: uma na Argentina, sua terra natal, onde a maior parte dos seus companheiros são mortos ou capturados; uma em África, na actual República Democrática do Congo; e a última na Bolívia. Sem a barba e a boina tradicionais, o que o fazia ele, disfarçado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em Novembro de 1966 juntamente com 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental.



A oito de Outubro de 1967 Che Guevara é capturado pelos rangers do exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos. E no dia seguinte, fuzilado. Com a sua morte terminou o sonho de estender a Revolução Cubana a toda a America Latina, mas aos 39 anos, Che Guevara tornou-se um mito, um símbolo de ideais de Liberdade, Coragem, Revolução.

A sua vida esteve intimamente ligada à história de muitos países; a sua morte, tornou-o parte de todos nós.

Chamem-me romântica. A verdade é que o sou. Mas há homens que têm um dom. O de pegar num sonho e torná-lo realidade. E quando esse sonho é altruísta, quando conseguem com ele melhorar a vida de milhares de pessoas, nascem lendas. Che Guevara era apenas um homem, um homem com um sonho. Mas foi levando o seu sonho aos homens que nos deu o poder de lutar pelo que acreditamos, de lutar por um mundo melhor. Foi um não-conformista, que queria levar a liberdade a todos, como quem leva pão às massas esfomeadas. E as suas palavras eram água que saciavam os que tinham sede de esperança.
Hasta siempre, Che
(couch)

Eu quero viver O Sonho


Sabe quando você vê um programa ou lê uma biografia e pensa: Se eu pudesse ter conhecido essa pessoa? Isso me acontece algumas vezes. Tipo Nelson Mandela, Bono Vox, Gandhi, Che Guevara, Madre Teresa, Zumbi dos Palmares, Fidel Castro, Frida Kahlo, Rosa Parks, Salvador Dali, Barack Obama, Ségolène Royal…
Sei que vocês devem estar pensando: Couchona-mor, você deve estar doida! Algumas dessas pessoas já passaram para o outro lado! E eu respondo: Sim eu sei!! Mas o desejo de conhecer pessoas que eram, e que são tão à frente no seu tempo ultrapassa-me. Falo isso não para me armar em culta, mas sim porque esses indivíduos fizeram da sua vida um exemplo para as outras pessoas. São seres humanos , são falíveis, mas os seus erros tornam-se pequenos diante das suas ideologias, dos seus modos de vida e dos seus caracteres.
Não querendo me alongar mais na introdução e também para não deixar esse texto ficar mais lamechas, vou dizer sobre quem vou escrever hoje. Se não repararam no título ou se repararam , mas não chegaram lá, o homenageado é o grande Dr. Martin Luther King.
Martin Luther King nasceu em 4 de Abril de 1968, no estado da Geórgia, Estados Unidos. Foi marido, pai, pastor, professor na Universidade de Boston e activista político. E é sobre esta última e nobre função que eu vou falar.
King criou uma estratégia perfeita! O que pode ser melhor do que uma manifestação super organizada e não-violenta? Eu acho que não há! Com este tipo de protestos, baseados nos ideais de Gandhi, Dr. King fez furor, atacando de forma não violenta o sistema de segregação que predominava no sul dos Estado Unidos. Seguindo fielmente o lema “Dar a outra face”, suas manifestações foram atacadas de modo violento pelas autoridades, mas sem nunca revidar. Agindo desse modo criou para si e para o Student Nonviolent Coordinating Committee (Comitê Não-Violento de Coordenação Estudantil) uma situação favorável perante a mídia.
Lutou e organizou diversas marchas a fim de conseguir o direito ao voto e outros direitos civis básicos para os negros, sendo mais tarde agregada a Lei americana.
Foi também a pessoa mais jovem a receber um Prémio Nobel da Paz, no ano de 1964, por causa dos seus ideais de integração racial e luta pela convivência pacífica entre os povos e etnias.
Um dos seus discursos mais famosos foi o I Have a Dream (Eu Tenho um Sonho), que foi dito a seguir a Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, em 1963. Deve ter sido a coisa mais espectacular já vivida. Imagina só o Dr. King discursando nas escadarias do Lincoln Memorial para uma plateia de 200 mil espectadores. Imaginou? Eu tento, mas não consigo! Deve ter sido uma coisa arrepiante estar ali “in loco” ouvido um discurso que foi eleito o melhor do século XX. Eu já fico arrepiada só de ouvir a gravação!
Dr. King tinha um sonho! Sonho de ver todos vivendo juntos sem ódio, sem preconceitos, sem violência. De todos termos o direito a vida, a liberdade, a felicidade e a paz. Será que era somente uma utopia? Será que esse dia nunca chegará? Espero que possamos já estar vivendo esse dia. E espero que este grande líder não tenha morrido em vão!

“Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legitimo direito, nos não devemos ser culpados de acções de injustiças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da chávena da amargura e do ódio. Nos sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nos não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nos temos que subir as majestosas alturas da reunião da forca física com a forca de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou a comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, para muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles esta amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles esta ligada indissoluvelmente a nossa liberdade. Nos não podemos caminhar sós.”
Excerto do discurso I Have a Dream

Couchona-mor

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Ainda há esperança na politica...

Desde o dia 6 de Maio que se falava se Ségolène Royal seria ou não candidata às legislativas do próximo mês de Junho. Esta questão colocava-se devido a umas palavras que proferiu, em que dizia que defendia uma "não-acumulação" de mandatos. Punha-se então a questão se iria seguir fiel aos seus principios ou se, como é muito normal nos politicos, mudaria de opinão e aquilo que foi dizendo e defendendo durante a campanha presidencial não passariam das tipicas promessas politicas. A resposta foi dada hoje pela própria Ségolène Royal.... "Bien que la loi l'autorise, l'avenir est au non-cumul des mandats, et je m'applique à moi même le non-cumul dont j'avais défendu le principe lors de la campagne présidentielle". "J'ai décidé de ne pas être à nouveau candidate pour ne pas cumuler un mandat de présidente de région et un mandat de députée". Uma grande salva de palmas para esta Senhora! A resposta é clara... Ségolène não será candidata às legislativas, seguindo assim fiel aos seus principios. Mas anunciou já que irá dar todo o apoio aos candidatos da oposição para que a esquerda consiga uma maioria na assembleia e assim, Nicolas Sarkoty ter de escolhar um primeiro ministro da esquerda.


A próxima luta de Ségolène poderá muito bem ser, em Novembro, pela liderança do partido socialista, que se encontra actualmente nas mãos do seu companheiro François Hollande. Uma luta que, ao confirmar-se, promete ser interessante. É por estas coisas que eu sempre disse que um casal trabalhar no mesmo ramo e no mesmo local nunca resulta... Hollande amigo, temos muita pena, mas a Ségolène é a nossa Tia Sego e em qualquer batalha que ela entre, nós estamos com ela!


Bem entretanto também já se começa a proclamar o soglan: Ségolène 2012!!!!
Allez Sego!
(Ona)




Ai Ai Ai Presidente Sarkozy



Eu não era eu se não escrevesse algo sobre o Sarkézou…perdão, Sarkozy. Mas este ainda não é o texto em que exponho todo o meu mau amor (só para não dizer ódio) por ele. Esse dia virá, calma.
Após ter sido eleito no dia 6 Maio, logo circulou a informação que o novo Presidente Francês, Nicolas Sarkozy (o quanto me custa dizer isto, mas estou a tentar ser o máximo correcta possível) iria tirar uns dias de “descanso” (nós cá chamamos de férias mas pronto. Cada um emprega o nome que quiser). Durante 12 horas a imprensa buscou o seu paradeiro por todas as praias mais famosas em França. Olha que burrice… um homem que é agora Presidente lá á passar férias no seu próprio país… quer dizer, vamos ser um bocado razoáveis! Os seus conselheiros diziam que estava a fazer um retiro num mosteiro (olha se não é mesmo a cara dele!) para se habituar “à gravidade da missão presidencial” (contem-me histórias…qual habituar qual carapuça!). Lá finalmente descobriram o homem… Por onde andava? A passar férias em 2 iates de luxo ao largo de Malta! É, quem pode pode! Está claro que muito bom povo francês não achou muita piada. Lógico, o dinheirinho deles não é propriamente para pagar férias ao macac…ah, ao presidente. Ele já fez saber que o dinheiro que gastou não foi dos “contribuintes” (vamos chamar-lhe assim). Pois… porque se num prato da balança eu tiver o meu próprio dinheiro e no outro prato tiver o dinheiro do povo, eu vou pegar no meu para passar umas belas e luxuosas férias… está-se mesmo a ver! E já me esquecia… na noite do 6 para o 7 de Maio, o Sr. não dormir a casa… mas para quê quando se pode ir dormir a um hotel de luxo?! Meus amigos, ele é o Presidente! Tudo o que seja abaixo de 5 estrelas não serve! E é tudo com dinheiro dele, vamos lá ser respeitadores!
Bem, depois ainda há um tal de um Johnny Halliday, um cantor que por sinal é muito amigo do casal Sarkozy, que se exilou na Suiça para não pagar impostos em Paris, anunciou que vai regressar a França… Sem ser muito mázinha (não é que o Sarkézou mereça a minha bondade), acho isto um bocado estranho. A coisa exposta desta maneira dá a entender que, agora como o Sarkozy é presidente, o Sr. pode voltar. E então os impostos? Bem, por esta ordem de ideias os impostos não iriam ser um problema e ele ia continuar sem os pagar. Isto porque o seu amigo presidente é uma alma caridosa e, das duas uma: ou faz lá uma marosca qualquer para ele não pagar os impostos (isso não é crime?!) ou então, já que tem tanto dinheiro para iates e hotéis de luxo, paga os impostos por ele! Olha que bonito! Chega quase a dar vontade de chorar com tanta caridade! Enfim, se não é para isso que servem os amigos… para pagar a conta quando, por azar, nos esquecemos da carteira em casa…

Bem, uma vez que começámos bem e terminámos de uma maneira assim, sei lá, “caridosa”, ficamos por aqui para não correr o risco de partirmos para um campo nada politicamente correcto.
Fica prometido para breve um texto exclusivo cheio de “criticas amorosas” para um homem que eu tanto… Completem vocês!

(Ona)

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Portugueses chumbam Sócrates



Segundo uma sondagem CM/Aximage, os portugueses não só estão desiludidos com o Governo de Sócrates como atribuiram ao seu lider uma nota negativa. Numa escala de 0 a 20 obteve 9 valores.

"Desde que rebentou a polémica sobre o curso tirado por José Socrates na Independente no passado mês de Março o indice de popularidade do primeiro ministro tem vindo a cair virtiginosamente".

Pudera! Quem é que gosta de ver confirmado um político como mentiroso? Ninguém, não é? Isso de politico mentir é aquela velha história de sempre. Todos sabemos que eles adoram impingir-nos balelas (quando vão para a televisão com o discurso de "eu prometo que se for eleito faço e aconteço e se quiserem até a terra pára de girar em redor do sol" só me dá vontade de rebolar pelo chão a rir agarrada à barriga), mas dar provas de que de facto nos mentem, assim à descarada, já é abusar um pouquinho.

Pessoalmente, já estou como a Ona, não me interessa se o homem é ou não engenheiro. Isto, claro, desde que não o ponham a construir pontes ou qualquer coisa onde eu vá passar - atenção aí aos biscates ok, sr. engenheiro? Não é o diploma que o faz governar melhor. O problema é andar para aí a gabar-se do curso que não tem. Tentar assim passar a perna às pessoas, chateia...

Como disse o Abraham Lincoln: "Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente".

(couch)

Portela Saturada

Segundo o Conselho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC) o aeroporto da Portela atingirá a sua saturação em 2011. Mas o presidente da WTTC, Jean Claude Baumgarten, desdramatiza, dizendo que "o Governo e os privados têm de encontrar alternativas para esta saturação, isto já acontece noutros aeroportos". Aparentemente, mesmo com o novo terminal a portela não terá capacidade de resposta...

Pergunto-me se o Sr. Jean Claude Baumgarten conhece alguma coisa da realidade portuguesa. Lá porque isto já acontece lá fora e "os governos têm" não quer dizer que se faça.

Sr. Baumgarten, já ouviu falar na Ota?



(couch)

Menos cachopos, mais velhotes...



Cá vem a da idade da reforma.

Diz o Instituto Nacional de Estatisticas que o número de crianças com menos de 15 anos anda a diminuir no nosso país. Parece que na decada de 1960 eram 2,5 milhõese agora só há 1,6 milhões. Estimam também que até 2050 este número diminuiá em 50%. Por outro lado, o número de idosos com mais de 65 anos continua a aumentar.
Isto a mim não me surpreende nem um pouco. Já viram a roubalheira que estão as fraldas hoje em dia?! E um bebé gasta muita fralda. E roupa, e comida, e infantários, e escolas, e faculdades, cartas de condução, carro, casa... hoje em dia ter um filho quase que leva os pais à falência. Eu sei. A minha mãe diz-me isso quase todos os dias. Por isso não é de estranhar que os casais cada vez tenham menos filhos e mais tarde. Isso, juntamente com o aumento da esperança média de vida, faz com que tenhamos uma população bastante envelhecida e a aumentar.

Daí ao aumento da idade da reforma é um saltinho. Ao aumentar a idade da reforma o nosso governo está a ser visionário. Está a antever o futuro e a preparar-se para combater os problemas sociais com base nessa previsão. Se realmente cada vez vai haver mais velhos é bom que trabalhem não queremos uma data de velhadas a xular o país (para mais se tiverem pensões daquelas que já falámos). os jovens, por sua vez, não precisam de trabalhar. Afinal, são uma minoria e toda a gente sabe como este mundo trata as minorias; dá sempre jeito uma minoria descontente por perto. Serve de bode expiatório.

Mas parecendo que não,isto é bom. Ora sigam o meu raciocinio. Se o número de jovens diminui e a idade da reforma aumenta, eventualmente diminuirá a taxa de desemprego porque os idosos estarão todos a trabalhar e os jovens... não os há! ardiloso, sem dúvida. Não sei como é que não pensaram nisto antes... E eu aqui preocupada com a diminuição da taxa de natalidade e já a pensar em contribuir parindo três ou quatro filhos daqui a uns anos... Esquece lá isso! Dava cabo da politica do nosso governo contra o desemprego. Era um autêntico suicidio social. Ainda bem que me abriram os olhos a tempo!

P.S- Só acho que se esqueceram de um pormenor... eventualmente os velhos irão morrer. É a vida... E depois como é? Portugal fica deserto... Lá terá de se apelar à imigração... Aquele caso em Vila de Rei não resultou mas acho que era por ser um sitio pequeno e isolado. Se pusermos cartazes por aí de "País procura habitantes. Idade não importa" a coisa é capaz de resultar.

Administração Publica exige atestado médico


A partir de 1 de Junho, a Administração Pública vai passar a exigir declarações do Serviço Nacional de Saúde para justificar as faltas por doença dos funcionários públicos.

Eu cá acho muito bem. Pena é a Função Pública demorar tanto tempo a igualar-se ao resto da população. Eu que desde a 4ª classe que tenho de apresentar papelinho da Dra. pa faltar por doença! Se me cortam as ronhas nas manhãs a seguir à noite do estudante, nada mais justo que isso se estenda a todos. Porque é uma tremenda duma injustiça eu ir de ressaca ouvir os professores às 8h30 da manhã e os senhores funcionários públicos ficarem na caminha "porque a garganta arranha" ou têm o nariz entupido (ou dizem que têm... não é?)



(couch)

Quanto mais rico, maior a reforma


Aparentemente, o número de beneficiários da Caixa Geral de Aposentações (CGA) com reformas mensais acima dos quatro mil euros, sim, leram bem, €4000 aumentou em 12,3% . Traduzindo isto em números, em 2005 havia 3076 individuos e em 2006 esse número aumentou para 3454. Como refere o Correio da Manhã, há "uma média de um novo 'reformado milionário' por dia".
Desengane-se quem pensa que isto é para qualquer um. Não, a lista dos 'reformados milionários' (achei mesmo piada à expressão) engloba: politica, magistrados, administradores hospitalares, professores catedráticos, diplomatas e militares. "Contam-se nomes tão conhecidos como o de Luís Filipe Pereira, ex-ministro da saúde do governo de Durão Barroso, Alfredo da Silva, ex-presidente do Tribunal de Contas, Alberto joão Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira (...)", entre outros.

Pára. Rebobina. Diz lá isso outra vez.

Alberto João Jardim?! O Alberto João Jardim?! Pergunto-me se então será, vez após vez, presidente do Governo Regional da Madeira em regime de voluntariado. Só pode.

E o artigo continua. "A tendência dos primeiros cinco meses deste ano indica que o número de pensionistas com as reformas mais altas continuará a aumentar em 2007"

Este nosso país... um mãos largas, pá!

"Nos últimos dez anos, o universo de pensionistas com reformas de alto valor aumentou 548%"

Isto tem todo o sentido. E explica muito. Tendo em conta que para os comuns mortais os ordenados aumentam ao ritmo de 1/2% a cada par de anos, o que geralmente se traduz numa coisa fantastica como mais ou menos 5 euros por mês, também eu quero ter uma "pensão dourada". Não admira que com tanto pensionista milionário, as coisas andem complicadas para os restantes trabalhadores e pensionistas deste Portugal. Os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres... bem, vocês sabem a canção.

"Para tentar abrandar esta tendência de crescimento, o Governo de José Socrates acabou com as reformas antecipadas, aumentou a idade da reforma e congelou as pensões com valor superior a 2418 euros na Administração Publica"

Avisinham-se tempos dificeis... Eu sinceramente não sei como irão aguentar...
Esta medida seria de aplaudir não dosse o pequeno pormenor de se extender, em parte a TODA a população. Faz todo o sentido aumentar a idade da reforma. Mas isso é assunto para outro post.


(couch)

Morta Sem Saber



Esta é uma daquelas notícias que me deixa a pensar que este país realmente vai de mal a pior. Segundo o Correio da Manhã, uma senhora, Elisabete Costa de 62 anos, dirigiu-se a um balcão da Segurança Social em Lisboa porque queria voltar a efectuar descontos. No entanto foi informada de que havia falecido a 1 de Maio de 2000. Obviamente, se estava morta há sete anos, escusava insistir porque nem mesmo em Portugal os mortos podem descontar para a Segurança Social. Como se não bastasse, no Centro Nacional de Pensões informaram-na de que se encontrava reformada por invalidez desde Dezembro de 1999. A senhora, que garante não estar morta, afirma não ter recebido a reforma de 124,7 euros que supostamente lhe teria sido atribuída. "A Segurança Social diz haver um erro extraordinário".


O pequeno artigo acaba com esta frase. Um erro extraordinário, sem dúvida. Não é a primeira vez que se ouvem casos de pessoas que são dadas como mortas sem terem sequer sofrido um arranhão. Uma coisa é morrer, é uma fatalidade, acontece a todos... outra é darem-nos como mortos antes do tempo. Para além de mórbido é de dar cabo da auto-estima de uma pessoa. Quase como dizer "o seu país dá-lhe tanta importância que o dá como morto antes do tempo!" Lá vão mais umas centenas de euros para o psicanalista.

(couch)

A politica portuguesa

Aproveitando um artigo que saiu na visão nº 739 vamos lá falar de como anda a politica em Portugal.
Em pontos muito rápidos, temos um primeiro-ministro engenheiro que afinal parece não o ser (ou não o é mesmo não sei); temos o regresso do Paulo Portas à liderança do CDS/PP vencendo o Ribeiro e Castro nas tão amadas directas; um PSD que tem líder na teoria mas na prática vai-se lá saber porque nem se dá por ele; um PCP com o seu Jerónimo de Sousa que sinceramente me causa urticária; o BE com o Francisco Louça que, pouco a pouco, lá vai levando a água ao seu moinho; um PNR que é daquele tipo de coisas que costuma aparecer nos nossos piores pesadelos e como não, temos o Alberto João Jardim.
Agora aprofundemos alguns destes pontos.
E vamos começar por falar deste último. Em guerra com o “contenante”, e principalmente com o primeiro-ministro por causa do dinheiro que é enviado para a região da Madeira (que parece que agora é menos), demitiu-se. Bem até aqui não há nada de extraordinário dirão vocês. O engraçado da história é que ele se demitiu para se voltar a re-candidatar. E ganhou… e com uma margem que não coloca dúvidas a ninguém. Eis o que eu penso que aconteceu: Alberto João Jardim quis provar a José Sócrates que, mesmo demitindo-se, voltaria a ser eleito porque o povo o adora (a ele, Jardim, não a ele Sócrates), e eleito sem direito a serem colocadas questões sobre isso. Como dizem os ingleses: point taken.
E já que falamos em Sócrates… eu sinceramente acho que este homem é um poço de polémicas… quer seja por se é ou não gay, se tem politicas de esquerda ou de direita, se é ou não engenheiro ou até pelo Pina Moura ser o novo presidente da Media Capital, a empresa que detém a TVI. Enfim, pessoalmente confesso que não tenho grande paixão por este homem e não votei nele. Mas não votei nele, por exemplo, por ele não ter esclarecido se é ou não gay. Oh meus amigos, a mim pouco me importa isso. Cada um gosta do que gosta. Quando se vota o que se tem de ter em conta é o projecto que essa pessoa apresenta. Se é ou não engenheiro?! Bem, acho que também não se vota muito tendo em conta esse aspecto (vota?! Se calhar…). Se de facto o é, pois muito bem, parabéns. Se não o é… olha é um grande mentiroso! E quanto ao Pina Moura e a polémica de ser socialista e que o governo está a tentar controlar a comunicação portuguesa… não seria o primeiro governo a tenta-lo e a consegui-lo (o Monsieur (lol) Sarkozy não faz o mesmo em França?!).
O PNR… nem sei que dizer… aquela coisa toda contra a emigração é… olha, como diziam no gato fedorento, é do domínio da pirraça!
O Paulo Portas… pois é está de regresso. Também entre o Ribeiro e o Portas, diga-se de passagem, venha o diabo e escolha. Mas eu também não tenho de me preocupar muito com a escolha, pois não é definitivamente o meu partido (e eu já nem sei é “donde” sou, tendo em conta as minhas recentes defesas politicas, acho que ando em mudanças!). Ele diz que é preciso fazer oposição ao governo (a sério? E eu a pensar que assembleia só servia para dormir…que cabeça a minha). Os Socialistas dizem que Paulo Portas “quer vir comer ao campo do PSD” (Socialista Ana Gomes). Para o Marcelo Rebelo de Sousa, o seu regresso “é uma boa noticia para Sócrates e má para o Marques Mendes” (e eu ia jurar que era ao contrário…). A Manuela Ferreira Leite (sim, ainda é viva) diz que o Portas não é uma ameaça para o PSD porque em tempos até os quis destronar do poder. E então?! Uma das características dos políticos não é mudarem de opinião do dia para a noite?! O Morais Sarmento é o “mais guloso”…. Diz “ quem manda no centro-direita é o PSD. Não é mais ninguém em particular. É o PSD!”. Oh homem, point taken! E não é que é mesmo como eu digo… olhem só esta frase do Louçã… “ Hoje, como o pai está em Belém(Cavaco Silva), a direita não tem uma voz. É isso que o Portas está a tentar aproveitar”. Merece uma salva de palmas sim senhoras. E quem lidera a direita para o Louçã? “ Quem manda? Os espíritos santos, os Mellos, os interesses económicos. Os outros são diplomatas de carreira”. Mais uma salva de palmas!
Sibilina, eurodeputada (nome estranho e que mete medo) diz: “ Portas pode causar um ou outro estrago (…). Até porque, in extremis, há sempre meios para o parar. E mais não digo”. Eu disse que ela metia medo!

Estamos bem encaminhados sim senhor… resta-nos apenas o “consolo” de que não somos os únicos!

P.S – Esta não posso deixar passar. Segundo Ségolène Royal no debate do passado dia 2 de Maio com Nicolas Sarkozy, Portugal é “ um bom exemplo de integração europeia, a ser seguido pelos novos países-membros”. E eu que já amava esta mulher sem se quer ela dizer bem de Portugal! Vamos lá, uma grande salva de palmas para ela!

(Ona)