quinta-feira, 10 de maio de 2007

Quanto mais rico, maior a reforma


Aparentemente, o número de beneficiários da Caixa Geral de Aposentações (CGA) com reformas mensais acima dos quatro mil euros, sim, leram bem, €4000 aumentou em 12,3% . Traduzindo isto em números, em 2005 havia 3076 individuos e em 2006 esse número aumentou para 3454. Como refere o Correio da Manhã, há "uma média de um novo 'reformado milionário' por dia".
Desengane-se quem pensa que isto é para qualquer um. Não, a lista dos 'reformados milionários' (achei mesmo piada à expressão) engloba: politica, magistrados, administradores hospitalares, professores catedráticos, diplomatas e militares. "Contam-se nomes tão conhecidos como o de Luís Filipe Pereira, ex-ministro da saúde do governo de Durão Barroso, Alfredo da Silva, ex-presidente do Tribunal de Contas, Alberto joão Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira (...)", entre outros.

Pára. Rebobina. Diz lá isso outra vez.

Alberto João Jardim?! O Alberto João Jardim?! Pergunto-me se então será, vez após vez, presidente do Governo Regional da Madeira em regime de voluntariado. Só pode.

E o artigo continua. "A tendência dos primeiros cinco meses deste ano indica que o número de pensionistas com as reformas mais altas continuará a aumentar em 2007"

Este nosso país... um mãos largas, pá!

"Nos últimos dez anos, o universo de pensionistas com reformas de alto valor aumentou 548%"

Isto tem todo o sentido. E explica muito. Tendo em conta que para os comuns mortais os ordenados aumentam ao ritmo de 1/2% a cada par de anos, o que geralmente se traduz numa coisa fantastica como mais ou menos 5 euros por mês, também eu quero ter uma "pensão dourada". Não admira que com tanto pensionista milionário, as coisas andem complicadas para os restantes trabalhadores e pensionistas deste Portugal. Os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres... bem, vocês sabem a canção.

"Para tentar abrandar esta tendência de crescimento, o Governo de José Socrates acabou com as reformas antecipadas, aumentou a idade da reforma e congelou as pensões com valor superior a 2418 euros na Administração Publica"

Avisinham-se tempos dificeis... Eu sinceramente não sei como irão aguentar...
Esta medida seria de aplaudir não dosse o pequeno pormenor de se extender, em parte a TODA a população. Faz todo o sentido aumentar a idade da reforma. Mas isso é assunto para outro post.


(couch)

Sem comentários: