quinta-feira, 10 de maio de 2007

Menos cachopos, mais velhotes...



Cá vem a da idade da reforma.

Diz o Instituto Nacional de Estatisticas que o número de crianças com menos de 15 anos anda a diminuir no nosso país. Parece que na decada de 1960 eram 2,5 milhõese agora só há 1,6 milhões. Estimam também que até 2050 este número diminuiá em 50%. Por outro lado, o número de idosos com mais de 65 anos continua a aumentar.
Isto a mim não me surpreende nem um pouco. Já viram a roubalheira que estão as fraldas hoje em dia?! E um bebé gasta muita fralda. E roupa, e comida, e infantários, e escolas, e faculdades, cartas de condução, carro, casa... hoje em dia ter um filho quase que leva os pais à falência. Eu sei. A minha mãe diz-me isso quase todos os dias. Por isso não é de estranhar que os casais cada vez tenham menos filhos e mais tarde. Isso, juntamente com o aumento da esperança média de vida, faz com que tenhamos uma população bastante envelhecida e a aumentar.

Daí ao aumento da idade da reforma é um saltinho. Ao aumentar a idade da reforma o nosso governo está a ser visionário. Está a antever o futuro e a preparar-se para combater os problemas sociais com base nessa previsão. Se realmente cada vez vai haver mais velhos é bom que trabalhem não queremos uma data de velhadas a xular o país (para mais se tiverem pensões daquelas que já falámos). os jovens, por sua vez, não precisam de trabalhar. Afinal, são uma minoria e toda a gente sabe como este mundo trata as minorias; dá sempre jeito uma minoria descontente por perto. Serve de bode expiatório.

Mas parecendo que não,isto é bom. Ora sigam o meu raciocinio. Se o número de jovens diminui e a idade da reforma aumenta, eventualmente diminuirá a taxa de desemprego porque os idosos estarão todos a trabalhar e os jovens... não os há! ardiloso, sem dúvida. Não sei como é que não pensaram nisto antes... E eu aqui preocupada com a diminuição da taxa de natalidade e já a pensar em contribuir parindo três ou quatro filhos daqui a uns anos... Esquece lá isso! Dava cabo da politica do nosso governo contra o desemprego. Era um autêntico suicidio social. Ainda bem que me abriram os olhos a tempo!

P.S- Só acho que se esqueceram de um pormenor... eventualmente os velhos irão morrer. É a vida... E depois como é? Portugal fica deserto... Lá terá de se apelar à imigração... Aquele caso em Vila de Rei não resultou mas acho que era por ser um sitio pequeno e isolado. Se pusermos cartazes por aí de "País procura habitantes. Idade não importa" a coisa é capaz de resultar.

Sem comentários: